quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Novo Internet Explorer 9

Visual Renovado

Um dos principais motivos que faziam com que os usuários abandonassem o navegador oficial do Windows era seu visual antiquado e pesado. Em tempos de designs enxutos e tudo muito limpo, o IE insistia em uma fórmula ultrapassada.
Novo visual

Dessa forma, o novo Internet Explorer traz uma interface reformulada e muito mais clean, adotando uma tendência que outros navegadores já vêm seguindo há algum tempo.
A diferença com a versão anterior é perceptível já na primeira vez que você abre o programa: em vez uma interface sobrecarregada de elementos e poluída visualmente, o Internet Explorer 9 traz uma aparência muito mais enxuta, com as abas localizadas na parte superior da tela, da mesma maneira que já acontecia com o Google Chrome e recentemente adicionada na versão Beta do Mozilla Firefox.
Essa reestruturação é uma tentativa de eliminar um dos maiores problemas do browser: a lentidão. Com poucos objetos a serem carregados, o aplicativo não exige tanto do computador na hora da inicialização. Outra alteração foi na posição dos botões de ação, como Favoritos e Configurações, que foram realocados para a extrema ponta da tela. O mesmo aconteceu com a Barra de endereços, que agora fica ao lado das guias, no topo da página.
Abas interativas
Essas alterações eliminam uma grande porção de espaços não utilizados na interface, o que aumenta a área destinada à visualização de suas páginas. Além disso, como a todos os ícones são muito discretos, você mantém-se focada apenas àquilo que realmente importa: suas páginas.

Integração com Windows 7

Porém, não é apenas no visual que o Internet Explorer traz novidades. O navegador também ganhou novas funcionalidades, principalmente para quem utiliza o Windows 7 e sentia falta de uma integração maior entre o browser e o sistema operacional.
Se esse é o seu caso, pode começar a comemorar. O Internet Explorer 9 possui um sistema que permite a fixação de serviços de web e sites favoritos diretamente na Barra de tarefas do Windows, da mesma forma que já acontecia com programas. Com isso, você tem acesso facilitado às páginas que mais frequenta. Assim, basta um clique para você estar dentro de seu Twitter, e-mail ou serviço de notícias que você mais gosta.  
Arrastando o ícone
Para adicionar essa novidade é simples. Ao lado do endereço da página, há um pequeno ícone com o símbolo do site. Ao arrastá-lo, ele automaticamente se transforma em uma espécie de botão. Então só é preciso que você o envie para a Barra de tarefas do Windows 7 para que ele vire um rápido atalho.

Sites mais acessados a cada nova aba

Outra novidade é a adição de uma página específica para quando você abrir uma nova aba. Em vez de trazer um texto padrão ou uma tela em branco, o IE9 lista os dez sites mais acessados no navegador, da mesma forma que já acontece com o Chrome. Deste modo, o tempo que você leva para acessar seus endereços cai drasticamente.
Novo sistema de abas
Entretanto, ao contrário do navegador do Google, o Internet Explorer 9 exibe uma pequena barra colorida abaixo de cada miniatura, indicando a frequência com que você entrar em cada um daqueles sites. Isso permite uma maior organização da página, além de tornar o clique muito mais intuitivo. 

Mais organização em seus downloads

Para os apaixonados por downloads, uma ótima novidade: agora o IE9 também possui um gerenciador próprio, que lista e deixa seus arquivos baixados muito mais organizados e fáceis de serem encontrados.
Gerenciador de downloads
A diferença desta nova função em relação ao que já era feito pelos outros navegadores é a interface utilizada. O gerenciador da Microsoft traz todas as informações necessárias de maneira bastante condensada, mas sem deixar o usuário na mão. Isso significa que você visualiza o progresso do download de modo muito mais sucinto e organizado.

Melhoras técnicas

Apesar das novidades visuais e funcionais, o grande destaque do Internet Explorer é a melhoria que o navegador recebeu nas partes técnicas. Essas alterações são a grande aposta da Microsoft para o aplicativo, deixando-o muito mais rápido que sua versão anterior.
O aumento na velocidade é algo que vem sendo anunciado desde muito antes do lançamento desta versão Beta. Há alguns meses a empresa vem divulgando informações sobre o aperfeiçoamento dos motores do programa, além de exibir vídeos que comprovavam essa evolução.
O mais significativo deles era um vídeo que exibia um teste com o Acid3, uma suíte de aplicativos que coloca à prova toda a capacidade do navegador. Nele, o Internet Explorer 9 recebeu nota 95 em uma escala que vai até 100, enquanto sua versão anterior obteve apenas conceito 20.
Novidades técnicas no IE9
Para obter esse resultado, a Microsoft aprimorou a compatibilidade do browser com os formatos HTML5 e CSS3, o que fez com que ele rode de maneira muito mais fluida em sites que já utilizam esses padrões, sobretudo com as tags de aúdio, de vídeo e de canvas. Dessa forma, muitas páginas deixam de ser carregadas de maneira truncada, permitindo uma navegação mais leve.
A outra é a alardeada aceleração via hardware, considerada como a grande tendência para os navegadores da próxima geração. Ela funciona utilizando a placa gráfica do computador para dar uma turbinada no carregamento de elementos, deixando o processador livre e o PC mais rápido.
No Internet Explorer isso já começa a ser utilizado e a diferença é perceptível logo nos primeiros instantes de uso. Se você utilizou as versões anteriores do navegador e detestava a lentidão com que os elementos eram carregados, fique tranquilo, pois esse problema ficou no passado.

Observação de Bp (Bruce Psi):
 ''A microsoft está fazendo seus novos programas somente para os sistemas vista e seven, fazendo com que as pessoas mudem para estes novos sistemas.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário